Auditoria

auditoria.png

Demonstrações financeiras

Em um ambiente competitivo de constante mudança em que a Alta Administração das Companhias está cada vez mais preocupada com governança corporativa, a informação assume papel de extrema importância na tomada de decisões e, portanto, necessita ser precisa, confiável e tempestiva. A auditoria independente garante que as informações prestadas ao público estão livres de distorções relevantes que poderiam impactar na tomada de decisões.

 

A auditoria independente também avalia a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas realizadas pela administração, além da avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto. Estes processos visam à transparência no relacionamento com os stakeholders.

 

Auditorias de ambiente de TI

Em ambientes corporativos que dependem de informações produzidas por sistemas informatizados e interligados, a avaliação de especialistas sobre controles gerais de tecnologia da informação é de extrema relevância. 

 

A Auditoria de ambiente de TI é uma atividade independente, que tem como missão auxiliar no gerenciamento do risco operacional envolvido e avaliar os controles presentes utilizados na organização. Essas atividades envolvem revisão e avaliação de controles de segurança das informações, de desenvolvimento de sistemas, de continuidade dos negócios e de monitoração da infraestrutura de TI.

 

Auditoria Interna

O ambiente regulatório cada vez mais tem requerido da Alta Administração a estruturação de um departamento de Auditoria Interna. Como componente relevante da estrutura da governança corporativa, ela tem por objetivo, entre outros, avaliar a estrutura de gerenciamento de riscos os quais a companhia está exposta, auxiliando no encontro de soluções efetivas e eficientes por meio de avaliação periódica e independente dos modelos para gerenciamento de riscos.

 

O escopo da Auditoria Interna abrange o exame e a avaliação da adequabilidade e efetividade da governança corporativa, dos processos de gerenciamento de riscos, da estrutura de controles internos e da qualidade do desempenho no cumprimento das responsabilidades para atingir objetivos e metas das empresas.

Neste cenário, a Equilíbrio Auditores auxilia na terceirização total ou no desenvolvimento parcial de auditorias específicas (Tributário, TI, Modelagem, Gestão de Risco e Desenvolvimento de KPIs).